top of page

Os 20 Erros Devastadores ao Abrir uma Empresa: Não Deixe Seu Sonho se Tornar um Pesadelo (Parte 01)

Atualizado: 10 de jan.

Nessa série de 04 posts, vamos falar sobre o caminho traiçoeiro do empreendedorismo que ninguém conta. Mas fiquem tranquilos que não estamos aqui para desmotivar, e sim para alertar dos problemas comuns e de como contorná-los.



Abrir uma empresa é uma jornada empolgante e desafiadora, mas também é repleta de obstáculos traiçoeiros que podem levar até os empreendedores mais determinados ao fracasso. O medo de ver seus sonhos desmoronarem é um sentimento comum nesse trajeto, e é por isso que vamos mergulhar nos 20 principais erros que você precisa evitar a todo custo.


Preparado(a) para se identificar com esses problemas e aprender a evitá-los? Vamos lá!



Erro 1:

Ignorar a Pesquisa de Mercado

- O Pior Começo


Ao lançar uma empresa sem uma pesquisa de mercado detalhada, você está se jogando às feras sem saber quais necessidades reais existem. Isso é como entrar em um labirinto escuro sem um mapa - assustador e incerto. Uma maneira de evitar essa armadilha e fazendo uma pesquisa profunda sobre seu mercado-alvo. Descubra quem são seus concorrentes, quais são as tendências e o que os clientes realmente querem. A pesquisa é sua bússola na jornada empresarial, não ignore essa etapa fundamental, responsável por rasgar muitos sonhos!


Erro 2:

Subestimar os Custos

- O Susto Financeiro


Imagine começar seu negócio apenas para perceber que os custos são muito maiores do que você previa. Isso pode levar suas finanças à beira do abismo, causando um trauma duradouro. Neste momento é preciso fazer um plano financeiro realista. Considere todos os custos iniciais e operacionais, desde aluguel até marketing. É melhor superestimar do que subestimar. Calcule corretamente o preço de vendas e saiba exatamente qual é o ponto de equilíbrio e o capital de giro necessário. Essas 3 informações básicas já irão te nortear sobre a viabilidade e sucesso.


Lembre-se!!!!!!


Independentemente do quão inovador seja, o mercado tem um preço, cuidado ao precificar errado com base no seu público. Produto “Caro” ou “Barato” demais para o público errado, não vende.


Se está iniciando uma empresa com pouco dinheiro para investir e pouco recursos em caixa, e ainda sim seu ponto de equilíbrio é um faturamento de 1milhão/mês, cuidado. Reveja seu plano de negócio. Seu custo tem que ser o mínimo do mínimo sempre!


Evite trabalhar apenas no fluxo do caixa, se um cliente atrasar complica demais. Tenha capital de giro. E crie fundos para empresa. Não tem necessidade de retirada de lucro no primeiro ano. Empresários que querem enriquecer rápido demais, tendem a matar suas empresas nos primeiros anos.



Erro 3:

Não Ter um Plano de Negócio

- O Vazio Estratégico


Abrir uma empresa sem um plano de negócios é como navegar sem uma bússola. Você vai se sentir perdido e sem direção, o que pode resultar em perda de foco, de oportunidades e de recursos preciosos. Portanto, se decidiu abrir uma empresa, crie um plano de negócios sólido. Ele deve detalhar sua visão, metas, estratégias de marketing e finanças. Isso vai mantê-lo no caminho certo.


Erro 4:

Desconsiderar o Marketing

- O Eco Silencioso


Você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se ninguém souber sobre ela, sua empresa está fadada ao silêncio. A falta de estratégias de marketing é como um grito em um deserto vazio. Invista em marketing desde o início. Construa uma presença online forte, use as redes sociais e explore estratégias de publicidade para alcançar seu público.


Erro 5:

Negligenciar a Equipe

- Solidão Desesperadora


Lidar com tudo sozinho pode levar a exaustão e isolamento. Empreendedorismo não precisa ser uma jornada solitária. Construa uma equipe confiável. Contrate pessoas que compartilhem sua visão e preencham lacunas em suas habilidades. Juntos, vocês enfrentarão desafios com mais coragem.




Embora os erros listados acima possam trazer preocupação, medo e ansiedade aos jovens empreendedores, eles também oferecem uma oportunidade valiosa para aprender e crescer, o sucesso é entender e estar aberto a aprender todo dia.


E por mais "óbvio" que possa parecer, esses são os principais erros que levam jovens empresas a encerrarem suas atividades precocemente.


Continuaremos na parte 02 :)



Quer iniciar um negócio e não sabe por onde começar?

Conheça nossa solução no botão abaixo:




35 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page